A Mesquita Hassan II foi o primeiro lugar que escolhi para visitar no meu roteiro pelo Marrocos. Ela é o cartão-postal de Casablanca e domina a paisagem da orla. Não é para menos, ela é a maior mesquita de todo o Marrocos e terceira maior do mundo também. Tudo ali impressiona, do tamanho à riqueza de detalhes na arquitetura.


Diferente de outras Mesquitas ao redor do mundo, a Hassan II foi arquitetada com formato inspirados em igrejas, sinagogas e até em templos hindus. Isso porque ela foi construída para unir e acolher todas as pessoas, de todas as religiões. Provavelmente por isso que ela é a única mesquita que aceita visitas de pessoas não muçulmanas no Marrocos.
Construção da mesquita Hassan II
A Mesquita Hassan II foi construída para homenagear Mohammed VI, filho de Hassan II, antigo rei de Marrocos que reinou durante os anos de 1961 a 1999.
Sua característica mais marcante é a sua localização sobre as águas do Oceano Atlântico. Parte do piso do seu interior foi feito de vidro para que os fiéis possam se ajoelhar diretamente sobre o mar. Infelizmente nós não podemos visitar essa parte da mesquita que é para uso real.

Considerada uma obra-prima da arquitetura árabe, a mesquita começou a ser construída em 1986 e só foi finalizado apenas em 1993. Foram mais de 800 milhões de dólares investido e mais de 35 mil operários, sendo 10 mil artesãos com incrível habilidade, trabalhando noite e dia para ergue-la. Quase todas as famílias marroquinas foram “convidadas” a doar alguma quantia para a obra.

Arquitetura da mesquita Hassan II
Uma das curiosidades é o imponente minarete da mesquita, o mais alto do mundo com 210 metros de altura. Imagina que ele tem o tamanho equivalente de um prédio com aproximadamente 50 andares. Ele se assemelha com o minarete de “La Giralda” em Sevilha, hoje uma catedral católica.

No seu exterior é possível caminhar por um enorme pátio cheio de fontes decoradas com mosaicos e azulejos. O interior abriga uma imensa sala de oração com 20 mil metros quadrados e capacidade para 25 mil fiéis. O teto de madeira se abre de forma que possam ver o céu e amenizar o calor. Foram usados materiais como mármore e granito que deu à mesquita um requinte de arquitetura clássica, apesar dela ter sido construída no final dos anos 90.

No subsolo tem uma sala de purificação com 40 fontes de mármore para a lavagem de pés e mãos dos muçulmanos antes do início das orações. Há também local para banhos, uma escola onde praticam a leitura do Alcorão (madraça), uma biblioteca e um museu.

Horário de visitação na Mesquita Hassan II
Como falei a mesquita Hassan II é a única mesquita que aceita visitas de pessoas não muçulmanas dentro do Marrocos. As visitas são sempre realizadas com guia em horários previamente reservados. Nós chegamos uns 20 minutos antes e conseguimos entrar no próximo grupo.

As visitas guiadas em inglês e em espanhol acontecem várias vezes ao dia, em horários diferentes das orações. Nesses horários somente os muçulmanos podem entrar no templo.
Para obter preços e horários atualizados consulte o site da mesquita aqui (eu paguei MAD 120,00 que correspondia a aprox. 12 usd)

A Mesquita Hassan II fica no Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah. Do aeroporto à mesquita levamos aproximadamente 50 min.
Gostou do artigo sobre a mesquita Hassan II em Casablanca? Não deixe de conferir os outros posts sobre o roteiro de viagem ao Marrocos.
Continue lendo sobre o Marrocos:
+ Roteiro completo de 10 dias pelo Marrocos de carro
+ Conheça Chefchaouen, a cidade toda azul
+ Veja como foi dormir num acampamento no deserto de Sahara
Obrigada pela visita e volte sempre!

1 comentário até agora!