Canyoning, também conhecido como canyoneering, é um esporte de muita adrenalina praticado num cânion de cachoeira, que inclui uma variedade de técnicas e atividades como trekking, nado, escalada, rapel e saltos. Muitos saltos! Se você pretende ir às Filipinas, não deixe de experimentar o canyoning em Cebu! A beleza do cânion, a cor turquesa das águas e o desafio vencido vão dar um colorido especial à sua viagem.

filipinas-aventura-canyoning - 1 (12)

Canyoning em Cebu

A rota mais famosa é a “downstreaming” (rio abaixo), que vai de Kanlaob Alegria para Kawasan Falls, em Badian pelo Rio Matutinao. Os mais experientes tentarão o upstream! Os aventureiros devem seguir o curso do rio, caminhar por trilhas naturais, saltando as cachoeiras, escalando e subindo as pedras, além de nadar e flutuar no rio.

Descobri esse passeio pela Renata Bomilcar do instagram @loucaporviagens, a quem agradeço muito pela dicas e pela força. Aliás, ela foi uma das primeiras brasileiras a praticar o canyoning nas Filipinas. Ate hoje são poucos os brasileiros que já “surfaram essa onda”!

filipinas-aventura-canyoning - 1 (1)

Amei de cara o programa, mas fiquei um tanto quanto receosa com os saltos. Adoro rapel, trekking, flutuação, nado… mas saltar nunca foi comigo!

filipinas-aventura-canyoning - 1 (10)

Eu treinei!

Mas como não sou pessoa de amarelar, resolvi fazer umas aulas de salto para tomar coragem e adquirir técnicas para não me machucar por lá. Alguns saltos são de altura razoável – 6 a 7 metros – e são mandatórios… É bom saber que depois que você entrar no canyon não tem voltar. Fica saltando lá por 3 a 4 horas, dependendo do tamanho do seu grupo, até concluir todo o percurso. Agradeço imensamente o preparador olímpico Roberto Gonçalves, com quem fiz as aulas de salto e me preparei para o desafio. Se não fossem seu incentivo e técnica muito provavelmente eu teria engavetado o trânsito na entrada do canyon… rs

filipinas-aventura-canyoning - 1 (8)

Além de me preparar tecnicamente, trabalhei o psicológico também, e cheguei lá confiante para curtir a aventura! Saltava que nem criança, sem medo algum! Me diverti muitooooo! Aliás gostei tanto que no mês seguinte estava na Costa Rica experimentando um outro canyoning na Costa Rica. Confira esse vídeo aqui.

filipinas-aventura-canyoning - 1 (6)

Como é o canyoning em Cebu

Logo quando você chega na agência, os guias pedem para você ler e assinar um termo de responsabilidade, obviamente isentando-os de qualquer responsabilidade e citando todos os riscos. De fato é uma aventura arriscada pois em caso de acidente o socorro não deve ser fácil. Todo cuidado é pouco, principalmente com as pedras que são muitos escorregadias. Fique longe das verdes, com musgos que escorrega mais. Redobre a atenção, siga e escute seu guia, mas não deixe de ir!

O uso do capacete e do colete de flutuação são obrigatórios. O colete próprio para flutuação é muito importante porque, além de te fazer emergir rápido, ajuda a nadar e flutuar durante tanto tempo na água. Lembrem que são 3 a 4 horas! Você vai sair enrugadinho, mas feliz!

filipinas-aventura-canyoning - 1 (2)

Antes da aventura começar tem ainda um briefing de segurança quando o guia explica o que fazer e o que não fazer. Aí você monta na garupa de uma motocicleta, se der sorte, vai de três, até chegar no ponto de início.

É lá que você terá seu primeiro e maior desafio, um salto de 7 metros. Não tem outro jeito pra entrar no canyon… você vai ter que pular do alto do desfiladeiro. Vai começar a aventura do canyoning em Cebu!

filipinas-aventura-canyoning - 1 (1)

Mas, posso assegurar, que depois que você vence o primeiro salto, a adrenalina te joga nos demais!! Você vai saltando de cachoeira em cachoeira, feliz da vida. Não se preocupe com a temperatura da água, é boa, nem fria nem quente. Só fique atento que tem algumas partes do rio que são profundas e algumas rochosas, então é melhor nadar com cuidado. Como é “downstream” a correnteza te ajuda, e alguns momentos nem precisa nadar, só mesmo flutuar.

As formações rochosas e cavernas são incríveis. Por onde quer que você olhe é lindo, eu filmei e tirei fotos o tempo todo. Já viu o vídeo?

filipinas-aventura-canyoning - 1

Seu prêmio ao concluir o desafio será alcançar a majestosa Kawasan Falls. Indescritível essa sensação!

O que usar em sua aventura

Eu usei um macaquinho de neoprene. Se não tiver pode usar shorts e camisetas do tipo “rash guard” ou uma legging para evitar possíveis cortes e arranhões.

filipinas-aventura-canyoning - 1 (4)

Levei também meus acqua shoes, aqueles sapatos anfíbios que dão uma boa aderência ao subir em rochas e não te atrasa ao nadar. Chinelos definitivamente não… O meu guia ofereceu tênis ou acqua shoes aos demais participantes que não estavam com os sapatos adequados.

Levei também uma dry bag para guardar dinheiro (no final rola uma cervejinha lá na Kawasan), água e um lanchinho. Evitaria levar celular, mas caso queira certifique-se de tê-los dentro de sacos impermeabilizados (dry bags). Geralmente os guias também levam um saco desses, caso você não tenha.

Não esqueça a câmera à prova d’água!

filipinas-aventura-canyoning - 1 (3)

Como chegar vindo de Cebu City

A Kawasan Falls fica no coração da ilha de Cebu, na região de Badian, próximo à cidade de Moalboal e Alegria.

Apesar de apenas 130 KM de distância de Cebu, você vai levar umas 3 horas de carro por conta do movimento das estradas.

filipinas-aventura-canyoning - 1 (5)

De ônibus vai levar 4 horas a partir do South Bus Terminal, em Cebu City. Procure o ônibus amarelo da empresa CERES para Matutinao Badian via Barili.

Alternativamente, você pode pegar uma van com a GT Express para Badian do terminal de Cebu Citilink, também no South Bus Terminal, em Cebu City.

Escolhendo seu guia

Há uma série de guias na internet, todos eles cobrando a mesma faixa de preço (por volta de Php 1500,00 por pessoa), incluindo o guia, os equipamentos de segurança como coletes salva-vidas e capacetes e transporte de ida e volta para o ponto de partida.

filipinas-aventura-canyoning - 1 (18)

Minha recomendação é escolher um guia experiente, aliás o uso do guia é obrigatório pois só eles sabem o ponto certo de saltar na água sem risco de acidente. Segurança acima de tudo!

Meus programas em Cebu foram organizados pela Island Trek Tours, que me ajudou com os translados em carro privado e confirmou as reservas com antecedência. O guia chamava-se Albert Aspacio: +63 935 925-4769 e parece ser o mais experiente da região.

Gostou das dicas do canyoning em Cebu? Deixa um comentário aqui pra mim!

Dicas finais | Canyoning em Cebu

  • Verifique as condições de desgaste do seu colete salva-vidas
  • Use capacete o tempo todo
  • Evite levar algo que não pode molhar (ou use uma dry bag segura)
  • Use calçado adequado, como sapatilha de trekking ou acqua shoes
  • Ouça atentamente o seu guia
  • Hidrate antes da atividade e leve água na sua dry bag
  • Não compre uma dry bag barata…
  • Não salte em qualquer lugar, pergunte ao seu guia em primeiro lugar.
  • Traga seu lixo de volta por favor
  • Leve uma câmera de ação (GoPro é a melhor escolha).
  • Use um stick flutuante
  • Esteja em boa forma física!

Continue lendo:

+ Meu roteiro pelas Filipinas

+ Visite Sumilon, uma linda ilha nas Filipinas

+ Boracay e White beach, a ilha mais badalada

+ Explore Bohol, a ilha verde nas Filipinas

+ Nade com tubarões-baleia nas Filipinas

+ El Nido, o lugar mais lindo das Filipinas, ou melhor, do mundo!

Obrigada pela visita, volte sempre!

Viagens e Outras Historias

 

 

 

 

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

7 comentários até agora!

  1. Hello, we are from Cebu Bohol Travel and Tours and we would very much applaud you with your coverage of the beautiful Kawasan Falls. We are very glad that you were able experience these super exciting activity of canyoning in Alegria, Cebu Philippines. We find your post very personal and real. We would like to introduce also our company Cebu Bohol Travel and Tours and we offer also tours in Cebu North and South also most of the island hopping adventures like Kalanggaman, Pescador and malapascua. We are wondering if you can also give us a chance to be featured in your beautiful and very informative, not to mention very personal travel blog site. Just message us if you can accomodate our request and how we can be of service to you. Thank you and more power to you and your travel site. http://cebuboholtraveltours.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *