Uma das boas maneiras de se aproximar de uma cultura é através da sua gastronomia. A culinária marroquina é conhecida por suas receitas únicas e seus sabores marcantes. Durante minha viagem tive a oportunidade de conhecer e provar especialidades de várias regiões. Muito bem temperada, experimentamos pratos variados, do tradicional ao exótico. Vamos conferir como é a culinária marroquina?

culinária marroquina

A base da culinária marroquina

A culinária marroquina atual é uma fusão da culinária de outras culturas como a berbere e árabe, e também sofre um pouco de influência da culinária mediterrânea. A sua marca registrada está no tempero, que realça o perfume, o sabor e as cores dos pratos.  As especiarias utilizadas são variadas como canela, cominho, gengibre, açafrão e páprica. Azeitonas, limões e laranjas também são muitas vezes usados para elaborar os pratos, assim como legumes e frutas secas que estão em todas as refeições.

culinária marroquina

Os legumes são cozidos a vapor. As carnes mais usadas são de frango e boi, que podem ser cozidas também a vapor ou grelhadas em espetos. Sempre muito saborosas, com aromas bem marcados pelas especiarias.

culinária marroquina

As frutas são muito doces e coloridas. Não deixe de provar o suco de laranja, comer nêsperas e ameixas. As romãs são também muito usadas na cozinha. As tâmaras, que são difíceis de encontrar aqui no Brasil, são figurinhas fáceis nas feiras dos Marrocos. Soube que o pé de tâmara só começa a dar frutos depois de 80 anos. Por isso se diz que quem planta tâmaras, não colhe tâmaras! 😉

culinária marroquina

As azeitonas apesar de não serem típicas do Marrocos, são sempre servidas nos restaurantes e acompanham os pratos. A verde é muito boa, mas não gostei da preta e da vermelha porque são apimentadas!

culinária marroquina

Um produto típico e exclusivamente marroquino é o óleo de argan, que é extraído das nozes da planta Argania Spinosa. Além de ser usado nos cosméticos, é também usado na culinária marroquina.

Não posso deixar de comentar que o consumo de carne de porco e da bebida alcoólica são proibidos por restrições da religião muçulmana.

Como são as refeições no Marrocos

O chá de menta será servido sempre que você chegar a um lugar como uma recepção de boas-vindas. Frio ou quente, é a bebida mais servida no país. Nos riads são servidos com biscoitos com amêndoas e com os ghoriba, uma espécie de bolinho de côco ou amêndoa com sésamo (uma espécie de gergelim). De dar água na boca só de pensar.

culinária marroquina
culinária marroquina

No café da manhã é servido frutas, ovos, pão com geleias, panquecas e sanduiches de massa folhada. Senti falta de queijos e frios. As vezes um queijo polenguinho aparecia sem destaque. Para beber o chá de menta e o suco de laranja. O café se solicitado vinha para acompanhar. Aliás o pão não é servido somente no café da manhã, mas em todas as refeições. O pão é tão presente na mesa que até serve de utensílio auxiliar, para ajudar a empurrar a comida no prato para os marroquinos que não usam talheres.

culinária marroquina
culinária marroquina

O almoço é a refeição principal deste povo, exceto durante o ramadã. Uma refeição típica começa com saladas, seguida por um tagine, que é o prato típico marroquino, consumido praticamente todos os dias.

culinária marroquina

Pratos tradicionais

Tagines

O tagine é sem dúvida o prato mais tradicional, encontrado em qualquer restaurante e até nas barraquinhas de rua. Na verdade, ele não é um prato, e sim um modo de preparar a comida. É feita numa panelinha de barro com formato de um cone. Bem demorado, deve ficar horas cozinhando para deixar a carne bem macia. Depois de pronto, o prato é servido nessa mesma panelinha, ainda borbulhando de quente.

culinária marroquina

Os pratos preparados no tagine geralmente incluem uma proteína e legumes. O menu mais comum é tagine de frango com batatas. Mas comi também com laranjas, com azeitonas ou ameixas.

culinária marroquina

Pastilla

Essa é o meu prato marroquino preferido. Fiquei meio em dúvida em pedi-lo da primeira vez mas acabei pedindo porque a guia insistiu. E eu simplesmente A-MEI e pedi todas as vezes que a encontrava no cardápio. Trata-se de uma tortinha de massa folheada coberta com canela e açúcar, geralmente recheada com frango e curry, num tempero agridoce de comer rezando. Bom demais, não deixe de provar!

culinária marroquina

Kafta

As kaftas são aqueles espetinhos de carne moída. Quase todos os restaurantes têm essa opção no cardápio. Geralmente a porção de carne é bem servida (2 ou 3 espetinhos) e acompanha arroz ou salada.

culinária marroquina

Cuscuz

O cuscuz é um tipo de cereal da sêmola do trigo. Cozido no vapor, pode ser acompanhado com legumes, carne ou peixe. É um prato berbére (povo nativo do Marrocos) e pela tradição se prepara o cuscuz na quinta-feira.

Pizza recheada

Uma das refeições mais consumidas no Marrocos é uma espécie de pizza recheada com massa do pão típico que tem formato redondo, recheado de batata cozida, ovo cozido, arroz e beterraba.

culinária marroquina

Pratos exóticos

Cabeça de cabra

A carne de cabra é muito consumida no Marrocos, muito mais do que a própria carne de boi, porque é uma proteína mais barata e mais fácil de criar. Como o Marrocos já foi um país muito pobre, e que passou muita fome, eles comem realmente tudo, todas as partes do animal, inclusive a cabeça, olhos, língua, orelhas e até o cérebro. Iguarias fáceis de se encontrar nas barraquinhas da praça Jeema El-Fna em Marrakech.

culinária marroquina

Sopa de caramujo

Conhecido como escargot, o caramujo também está presente na culinária marroquina. Com eles se faz uma sopa preparada com especiarias e temperos típicos. Também bem fácil de encontrar na praça Jeema El-Fna, em Marrakech. Para comer você puxa o caramujo de dentro da concha com um palito e come.

culinária marroquina

Carne de Dromedário

Esse é realmente exótico e também muito difícil de encontrar. Encontrei apenas a cabeça à venda numa barraquinha na medina de Fez. A foto saiu de longe porque o comerciante não permitia fotografar de perto. Não provei mas dizem que o sabor da carne se parece com uma mistura de carne de boi com porco.

culinária marroquina

Continue lendo sobre o Marrocos:

+ Roteiro completo de 10 dias pelo Marrocos de carro

+ Conheça a maior mesquita do Marrocos em Casablanca

+ Veja como foi dormir num acampamento no deserto de Sahara

+ Chefchaouen, a cidade azul do norte do Marrocos

+ O que fazer em Marrakech

+ O que esperar da sua viagem à Fez

Obrigada pela visita, volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *