Entenda aqui quais são as exigências para viajar para Fernando de Noronha depois que a ilha ficou fechada por mais de 6 meses. Nesse artigo vou explicar todos os protocolos e como foi minha experiência na reabertura de Noronha pós covid durante minha estadia de 10 dias na ilha em Out/20.
Sempre bom lembrar que as atividades de turismo em Fernando de Noronha só poderão se manter abertas se os visitantes respeitarem e cumprirem esses protocolos que visam evitar a proliferação da doença na ilha.
Reabertura de Noronha pós covid
A reabertura de Noronha de fato aconteceu em setembro, mas era restrito às pessoas que já tinham sido contaminadas com o Covid-19 e se curaram. Em 10 de Outubro passou a valer um segundo protocolo que ampliou a reabertura ao turismo com a permissão de entrada a todas as pessoas desde que cumpridas certas exigências que vocês entenderão em detalhe nesse artigo.

Esse protocolo foi elaborado para garantir a segurança não só dos moradores, mas também dos próprios viajantes. Todos os esforços visam evitar a circulação do vírus na ilha. Por favor coopere!
Exigências para entrar em Noronha
Além das exigências normais de pagamento da TPA (taxa de preservação ambiental) passou a ser obrigatório:
- a realização de testes RT-PCR (coleta de material na garganta e no nariz) para eventual detecção do Coronavírus na entrada e na saída da ilha.
- a concordância de um termo de compromisso comprometendo-se a cumprir o protocolo e as orientações da Vigilância em Noronha.
- o download e uso do aplicativo Dycovid que rastreia, identifica e avisa contatos de risco entre os visitantes.
Sobre o teste Covid RT-PCR
O teste que precisa ser feito é o RT PCR que é considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”. Não adianta apresentar a sorologia IgG ou IgM que é mais indicado para auxiliar a identificar pessoas que já tiveram contato com o vírus.
Importantíssimo saber que o primeiro teste para Covid-19 deverá ser realizado um dia antes da viagem ou no próprio dia de embarque. Embora eu more no Rio, fiz meu teste em Recife durante a conexão do voo por dois motivos: o primeiro porque viajei em 13/10 e no dia anterior era feriado, não havia um único laboratório aberto para a realização do RT PCR. Como o voo saía do Rio de Janeiro muito cedo também era impossível realizar no próprio dia.

O segundo motivo pelo qual me interessei em fazer em Recife é que o laboratório que eu fiz entregava o resultado do teste no mesmo dia, desde que eu o realizasse antes das 11h da manhã. Pra mim foi perfeito porque cheguei na ilha com o resultado já no meu whatsapp e não precisei passar por nenhuma quarentena.
A indicação do laboratório em Recife veio da Valentina, gerente da Pousada Luar da Ilha onde me hospedei. Ela me ajudou muito, tirando dúvidas e com boas indicações. Como fui logo no início da reabertura de Noronha pós covid ainda havia muitas dúvidas com relação aos protocolos. Obrigada Valentina!

Laboratório onde realizei meu exame
O laboratório onde fiz o exame foi o HLA que fica na rua Gonçalves Maia 113, Soledade, aprox 30 minutos de carro do aeroporto de Recife. O telefone do laboratório é (81) 3421.3387 e o valor do teste foi R$ 320,00.
Agendei o exame com antecedência e, como minha conexão durava um pouco mais 3 horas, consegui sair do aeroporto tranquilamente, chegar antes das 11h da manhã que garantia o resultado no mesmo dia, realizar o teste e ainda voltar para o aeroporto em tempo do segundo voo Recife x Noronha. Ufa! Foi corrido mas deu tudo certo!
Protocolo na chegada
Ao chegar na Ilha a primeira triagem é justamente a de entrega dos exames. Todos as pessoas devem apresentar o resultado negativo do exame RT-PCR, realizado no dia anterior ao embarque ou no mesmo dia da viagem. Estando tudo ok você recebe um cartão “liberado” e pode seguir para a apresentação da TPA paga (taxa de proteção ambiental) e depois pegar sua bagagem.
+ Não deixe de conferir os demais artigos sobre Noronha.

Caso o seu resultado não saia a tempo, você precisará ficar em quarentena na pousada até receber o resultado do teste e receberá uma pulseirinha que o identifica. Essa pulseira só pode ser retirada pelo pessoal de vigilância da saúde de Noronha.
Mais informações podem ser obtidas nesse site aqui.
Protocolo durante a estadia e na saída
Na saída da ilha o mesmo exame precisa ser repetido antes do embarque. Esse exame da saída é realizado pela equipe de saúde da ilha e custeado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Caso você fique mais de cinco dias, precisará fazer o exame no quinto dia da viagem, no Posto de Saúde ou no aeroporto. Na entrada você receberá orientação da data e local.
Uma tenda para atender os visitantes com estrutura sanitária para a realização dos exames foi montada na área externa do Aeroporto de Fernando de Noronha.
Se o seu teste der positivo, você não será impedido de deixar a ilha, porém, o teste é considerado importante para que as pessoas que tiveram contato com ele sejam identificadas.
Aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing
Outra exigência feita aos visitantes na reabertura de Noronha pós COVID é que baixem o aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing. Esse app rastreia casos positivos de covid-19 e alerta os usuários sobre o risco de contaminação através da funcionalidade “Contact Tracing” que usa o GPS e Bluetooth para localizar potenciais contatos de risco entre os visitantes.

O aplicativo Dycovid pode analisar o histórico de um período de até 14 dias antes do resultado do teste de uma pessoa contaminada dar positivo. Dessa forma, as pessoas que tiveram contato com o contaminado serão notificadas do risco que é classificado conforme o tempo de exposição e a proximidade.
E quem já contraiu o COVID-19?
Aqueles que já tiveram o COVID devem realizar e enviar o RT PCR com mais de 20 dias ou exame sorológico quantitativo de IgG com menos de 90 dias. Também devem baixar o aplicativo Dycovid e utilizá-lo durante todo o período de estadia na ilha. Por fim devem aceitar um termo de compromisso antes do embarque, comprometendo-se a cumprir o protocolo e as orientações da Vigilância em Noronha. O termo está disponível no processo de pagamento da TPA online.
Máscara e álcool Gel
Todos os demais protocolos já amplamente divulgados como o uso das máscaras em locais publicos e a frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70 por cento também se aplicam à reabertura de Noronha pós COVID. Não se exige uso de máscaras na praia ou nos restaurantes durante as refeições.
É preciso que todos cumpram e, mais que isso, sejam fiscais dos protocolos, para que a ilha possa permanecer aberta para todos. Se você tem qualquer dúvida com relação à reabertura de Noronha pós Covid, deixe seu comentário aqui abaixo que terei prazer em ajudar.
Quer mais dicas sobre Noronha?
+ Roteiro das mais lindas praias de Noronha
+ Dicas para planejar sua viagem à ilha mais linda do Brasil
Obrigada pela visita, volte sempre!
