Pertinho de Salvador, a Ilha dos Frades é uma das mais exuberantes das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos. Com oito quilômetros de comprimento, ela ocupa uma área de mais de 1,2 mil km2, totalmente preenchida por mata atlântica nativa. Com pau-brasil inclusive! É um verdadeiro santuário ecológico, bem preservado e ainda pouco conhecido.

Ilha dos Frades Salvador Bahia

A ilha, que carrega muita história, vem hoje em dia atraindo mais atenções e investimentos. O número de restaurantes dobrou e pousadas foram abertas. Eu tive a sorte de passar um final de semana por lá e conto aqui como foi minha experiência. Bora conferir?!

Bandeira azul e a proteção ambiental

Primeiramente, por conta de suas belezas naturais, a Ilha foi considerada uma reserva ecológica e se tornou uma APA (Área de Proteção Ambiental) bem cuidada pela Fundação Baía Viva, a entidade que é responsável pela sua preservação.

Outra importante ação de preservação foi a certificação da Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe com a “Bandeira Azul”, um selo internacional de desenvolvimento sustentável criado pela Foundation for Environmental Education (FEE) que certifica a qualidade das praias ao redor do mundo. Pra ganhar esse selo, foi preciso ser aprovada em pelo menos 34 requisitos de gestão e preservação socioambiental. Massa, né?

Ilha dos Frades Salvador Bahia

Se você curte caminhadas, saiba que a Ilha dos Frades tem mais de 100 trilhas ecológicas. Algumas delas é preciso agendar com a Fundação Baía Viva e ter a condução de um guia autorizado. Mas por conta própria e sem agendamento, você pode ir de Paramana para Loreto ou de Ponta de Guadalupe para a Praia da Viração. Duas excelentes caminhadas!

Ilha dos Frades Salvador Bahia

+ Quer ver mais destinos na Bahia?! Inspire-se clicando aqui.

A história da Ilha dos Frades

Descoberta pelo navegador português Pero Lopes de Souza no início dos anos 1530, a ilha ainda guarda importantes monumentos históricos como:

  • a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
  • a Igreja de Nossa Senhora do Loreto
  • a Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto
  • o Farol da Ilha dos Frades
  • as ruínas de um leprosário onde as pessoas doentes eram internadas
  • o local onde ficava um entreposto de escravos, ponto de chegada e circulação de escravos do recôncavo baiano.
Ilha dos Frades Salvador Bahia

Apesar dessa importância histórica, sua ocupação nunca se deu plenamente. A Ilha tem muitas propriedades particulares, incluindo grandes fazendas à beira mar.

Ilha dos Frades Salvador Bahia

Diz a lenda que a origem de seu nome provém de uma história trágica. De acordo com relatos, há muito tempo dois frades, após terem sobrevivido de um naufrágio, foram devorados por índios canibais Tupinambás que ali habitavam.

Ilha dos Frades Salvador Bahia

Ali pertinho também foi onde Bento Gonçalves, o principal líder da Revolução Farroupilha, ficou preso no Forte São Marcelo. A Revolução, que durou dez anos entre 1835-1945, começou com a insatisfação dos gaúchos contra os pesados tributos cobrados pelo governo imperial. Com a ajuda de maçons da Bahia, ele fugiu dali para assumir diretamente a Presidência da República Rio-Grandense e o comando do movimento que desafiava o Império.

Ilha dos Frades Salvador Bahia

Quando ir e quanto tempo ficar

A Ilha dos Frades é umas das 3 ilhas que pertencem à Salvador, uma ótima opção de escapada para quem visita a capital bahiana. O período de maior concentração de chuvas vai de Abril a Agosto, mas em geral é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano.

Ilha dos Frades Salvador Bahia

A maioria das pessoas vai num bate e volta. Eu escolhi ficar para conhecer com calma. Na minha opinião vale investir um pouco mais de tempo e ficar por pelo menos um final de semana para explorar todas as praias e conhecer as belezas do lugar. Se puder escolher um período de lua cheia, é lindo demais. Não espere nenhuma badalação, a região é destino para os apreciadores da gastronomia e da natureza.

Ilha dos Frades Salvador Bahia
Ilha dos Frades Salvador Bahia

Como chegar na Ilha dos Frades

Existem basicamente duas formas pra chegar na Ilha dos Frades:

A partir dos Terminais Marítimos de Salvador em embarcações coletivas ou privadas. A forma mais popular e barata é pegar um dos passeios de escuna que passam por Itaparica e chegam à Ilha dos Frades.

Ilha dos Frades Salvador Bahia

Ou saindo do Terminal Marítimo de Madre de Deus (que fica a 65km de Salvador) em barcos que também podem ser coletivos ou privados. A vantagem de sair por ali é passar pelo Loreto. Quem vai na opção 1 fica sem ver essa maravilha histórica do nosso Brasil.

Minha escolha foi pegar o barco em Madre de Deus. Vale mais a pena pra quem chega pelo aeroporto de Salvador. Quem me levou do aeroporto até o terminal de barcos foi Gilberto (71) 99985-6871 que já me tinha me levado pra outros cantos na Bahia. A travessia de Madre de Deus para a Ilha dos Frades (que já foi um passeio) fechei com antecedência com o André (71) 99238-7263 que tem um barco para até 8 pessoas.

Ao desembarcar no Terminal Hidroviário da Ponta de Nossa Senhora terá que pagar uma taxa de R$ 25 por pessoa que é destinada à proteção ambiental.

Passeio de barco pela Ilha dos Frades

A ilha ocupa um território que lembra o formato de uma estrela de 15 pontas. Cada ponta tem uma praia de mar cristalino e águas mornas. Destaco abaixo as que mais me impressionaram. Vale muito a pena investir em um passeio privado de barco para dar a volta à ilha e ver as belezas desse lugar praticamente intocado e ao mesmo tempo pertinho de Salvador. Deixo o WhatsApp do André com vocês (71) 99238-7263 . Fechei 3 dias de barco e foram maravilhosos.

Nossa Senhora do Loreto

Igreja de Nossa Senhora do Loreto foi construída em homenagem ao Barão de Loreto, no século XVII de frente para o mar, em meio à mata atlântica. A linda igrejinha que foi totalmente restaurada já virou um cartão postal da Ilha.

Ilha dos Frades Salvador Bahia

O Píer de Loreto está muito bem conservada pela Fundação Baía Viva. Ali também paga R$ 25 para desembarcar. Mas se não quiser pode pedir ao André que pare o barco na frente para tirar fotos e contemplar a beleza do local.

Ilha dos Frades Salvador Bahia
Loreto Ilha dos Frades

A Igrejinha é disputada para celebração de casamentos. Ao lado há um espaço de eventos com um pergolado num imenso jardim com capacidade para até 800 pessoas. O casarão histórico que no passado servia como sede da fazenda e hoje é um complexo aberto à visitação que serve como hospedagem com 02 suites vips. O museu reúne informações sobre a história, a flora e fauna das ilhas.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

No extremo sul da ilha está a Ponta da Guadalupe que é o lugar mais charmoso e onde me hospedei. Um pequeno vilarejo com ótimas opções de pousadas, bares e restaurantes que servem comidas bahiana deliciosas.

A igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe que foi construída pelos portugueses no século XVII ficou abandonada durante muito tempo e só foi restaurada em 2007, quando a escadaria de 130 degraus também foi reconstruída. Vale a pena subir, apesar do esforço dos degraus. A vista do alto da baia de Todos os Santos, que é a segunda maior do mundo, é linda! <3 <3

Praia da Viração

Para chegar até a tranquila Praia da Viração é preciso percorrer uma curta trilha a partir da Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Não há qualquer estrutura ali, não esqueça de levar água e chapéu.

Ilha dos Frades

Praia do Tobar

A Praia do Tobar é bem bonita e deserta. Cercada por mata atlântica, com águas transparentes e recifes de corais que formam piscinas naturais durante a maré baixa. Dali dá chegar à Praia do Tobazinho através de uma trilha.

Ilha dos Frades

Onde comer na Ilha dos Frades

Na Ilha dos Frades não perca a boa oportunidade e experimente a deliciosa culinária baiana. Na Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe você encontrará diversas opções, em diferentes faixas de preço. O destaque vai para o Restaurante da Preta.

Restaurante da Preta Ilha dos Frades

Angeluci Figueiredo, conhecida como Preta, é uma das cozinheiras mais famosas da Bahia. De sua cozinha saem delícias como camarões com polpa de coco verde, vieiras na manteiga e moqueca de Siri Mole.

Restaurante da Preta Ilha dos Frades

Outro clássico baiano servido lá é o Malassado, um filé-mignon malpassado regado no molho da própria carne com milho, banana-da-terra, cogumelo e pimentão. Contam que esse prato era o favorito do escritor Jorge Amado. Aos finais de semana é importante reservar uma mesa com antecedência.

A decoração é aconchegante, com objetos coloridos, redes, sofás e poltronas para que as pessoas descansassem depois da refeição.

Pousada da Preta nos Frades

Preta também tem uma charmosa pousada na Ilha dos Frades, a Pretoca. Cada um dos seis quartos tem decoração própria, com elementos como palha, madeira e papéis de parede estampados. Com ar condicionado, frigobar e nos banheiros amenities de banho, o quarto é bem aconchegante.

Pousada da Preta Ilha dos Frades
Pousada da Preta Ilha dos Frades
Pousada da Preta Ilha dos Frades

O atendimento é personalizadíssimo feito pela própria anfitriã Preta que adora receber bem e prosear com seus hospedes. Uma excelente opção para quem for almoçar e ficar com preguiça de voltar ou para quem quer curtir a tranquilidade da Ilha quando a maioria das pessoas vão embora no final do dia.

O café da manhã sai diretamente da cozinha da Preta e inclui bananas fritas com canela, tapiocas, bolos, ovos, frutas, cuscuz, sucos e tudo mais que você pensar. Tudo preparado na hora pela chef e por sua equipe.

Pousada da Preta Ilha dos Frades

Bom Jesus dos Passos

Na mesma viagem ainda tive oportunidade de conhecer algumas ilhas vizinhas e me hospedar uma noite na Ilha de Bom Jesus dos Passos, pertinho de Madre de Deus.

Bom Jesus dos Passos

Fiquei na Pousada Bomja Village que é bem novinha, confortável e tem um café da manhã super bem servido.

Bom Jesus dos Passos

Nao deixe de comer em um dos restaurantes do pier recentemente reformado.

Espero que tenham curtido as dicas da Ilha dos Frades. Qualquer duvida, só deixar um comentário abaixo.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *