Uma viagem às remotas ilhas no Pacífico Sul não é um destino muito comum entre os brasileiros pela distância e consequentemente pelo preço da passagem aérea, mas me arrisco a dizer que lá é um dos lugares mais bonitos do mundo! São ilhas belíssimas com praias de areia branquinha e agua azul turquesa, além do encontro com seu povo alegre e sua cultura exótica.
Meu roteiro
Há muitas opções de ilhas no Pacífico Sul, cada uma mais linda que a outra. Quando montei meu roteiro pelas Ilhas no Pacífico Sul tinha como principal objetivo conhecer as Ilhas Fiji. Com um pouco mais de tempo, dava para aproveitar e conhecer outras ilhas por lá. Pesquisei bastante para ver quais eram as melhores ilhas dentro de uma análise logística que meu otimizasse tempo e dinheiro. Acabei me decidindo por Fiji, Samoa e Tonga, e acho que fiz excelentes escolhas.
Tonga e Samoa são ilhas bem mais simples que Fiji, que é bem muito mais turística. Difícil dizer qual gostei mais, pois em cada uma tive um experiência diferente. Costumo dizer que não tem lugar preferido, cada um com sua beleza! Nessas duas ilhas também não havia muita oferta de hospedagem (pelo menos nos lugares onde passei). Já Fiji encontrei ótimas opções e boa infra-estrutura!
Nesse post contarei um resumão da viagem e depois vou detalhando nos próximos posts, ok?
Onde ficam as ilhas no Pacífico Sul
O Pacífico é o mais antigo dos oceanos, o maior e o mais profundo do mundo, e isso faz com que ele seja também o oceano menos explorado. São mais de 25 mil ilhas, pode imaginar?
O Pacífico Sul é divido em três regiões principais: Polinésia, Melanésia e Micronésia. Fica na região da Oceania, entre Nova Zelândia e Austrália. Viajei pela Polinésia, onde estão Tonga e Samoa, e Melanésia onde estão as ilhas Fiji.
À titulo de curiosidade, o nome “pacífico” veio do explorador português Fernão de Magalhães que o considerou mais calmo que o Atlântico.
Quando ir
Sem dúvida planejar a melhor época para conhecer as ilhas no Pacifico Sul é muitíssimo importante. Existem basicamente duas estações: a seca e a úmida, cada uma com seus prós e contras. Estive lá em setembro e foi perfeito, todos os dias de sol, e fora das férias do hemisfério norte que geralmente elevam os preços.
A temporada seca vai de abril a outubro, quando o tempo está ótimo e o risco de ciclones e chuvas é menor. Em compensação as acomodações e os vôos estão mais caros (e mais difíceis de encontrar). Uma viagem às ilhas no Pacífico Sul requer planejamento com antecedência.
A estação úmida vai de novembro a março, quando tem maior chance de ciclone e chuvas. E quanto os termômetros podem bater mais de 30 graus. Visitei um vilarejo em Fiji que havia sido fortemente atingido por um ciclone há alguns anos atrás. As vantagens são que na baixa temporada tudo é mais barato, não há tantas pessoas, e a disponibilidade fica maior.
Como chegar às ilhas no Pacífico Sul
Saindo do Brasil o melhor meio é via Nova Zelândia. Eu voei com a Air New Zealand para Auckland, saindo do Rio de Janeiro com escala em Buenos Aires. E dali peguei outros voos para chegar às ilhas do Pacifico Sul.
Organizei a ordem das ilhas de acordo com os horários dos voos disponíveis, otimizando sempre o tempo. Primeira ilha foi Samoa, e voei com a Air Zealand para a ilha de Upolu, onde fica a capital que é Apia.
De Samoa fui para Fiji com a Fiji Airways, voando para Nadi, onde é o ponto de partida para as famosas arquipélago de ilhas Mamanucas e Yasawas. No caminho não escapei de uma conexão em Suva, a capital de Fiji. Mas foi rapidinho, e tudo bem!
De Fiji fui para Tonga com a Fiji Airways, voando direto para Vava’u, onde queria chegar. Na volta tive que pegar um voo interno com a cia aérea local, a Real Tonga para a capital Nukualofa, para aí então voltar para Auckland e assim voltar para o Brasil.
Samoa
Fiquei apenas 3 dias em Samoa na ilha de Upolu onde está a capital Apia. Se tivesse mais tempo teria ido à outra ilha vizinha Savaii que é ligada à Upolu por ferry. Apesar de ter tempo para uma escapada, resolvi não correr o risco porque parece que às vezes, pela condição do mar, o ferry é atrasado ou cancelado. E a viagem tinha que continuar…
+ Veja aqui o que fazer em Samoa
+ Aqui minha indicação de onde ficar em Samoa
Fiji
Organizei meu roteiro com a Awesome Adventures Fiji, que tem barcos que faz a ligação entre as ilhas, assim como organiza roteiros pré-definidos ou à sua livre escolha.
+ Veja aqui mais dicas das Ilhas Fiji
Há muito o que fazer por lá. Clica aqui para ver como foi o mergulho com tubarões em Fiji, passeios de kayaks, trilhas, etc. Foi muito legal também visitar os vilarejos onde moram os locais.
Tonga
O Reino de Tonga é uma monarquia formado por quatro principais arquipélagos. Com pouco tempo escolhi Vava’u por ser considerada o melhor conjunto de ilhas para se mergulhar com baleias jubartes! Isso mesmo, Tonga é um dos três países no mundo que permitem esse contato mais próximo. Isso me levou à Tonga e vivi lá uma das maiores emoções da vida!
+ Veja aqui meu mergulho com as baleias jubartes em Tonga!
Quanto custa viajar
A parte mais cara sem dúvida são as passagens, primeiro que até a Nova Zelândia já é muito chão, ops muito ar! O preço normal, digo fora de promoções, gira em torno de US$ 2 mil. Dali ainda tem os trajetos entre as ilhas. Mas em termos de hospedagem você acha opções para todos os orçamentos, inclusive em Fiji. Mas vale a pena, né não?
Sempre compro minhas passagens com a agência Le Monde, que fica de olho nas promoções para mim. Outra vantagem é que o André sempre me fala o melhor custo beneficio em termos logísticos. Isso importante porque afinal viajar para as ilhas no Pacífico Sul é viajar para o outro lado do mundo. E requer um cuidadoso planejamento. Só para você ter uma ideia são 15 horas de diferença no fuso horário! E depois de fechar a passagem aérea, organizo meu roteiro independentemente.
Continue lendo:
+ Roteiro de 2 dias em Auckland
+ Mergulho com tubarões em Fiji
+ Mergulho com baleias Jubartes em Tonga
Gostou do artigo Tem alguma duvida? Deixa um comentário aqui para mim! 🙂
Um beijo e até o próximo post!
Quanto tempo vc ficou em cada destino? Quanto recomenda? Pretendo ir no final de outubro/ início de novembro, acha q é tranquilo com relação ao clima?
Olá Leonardo, Eu fui em Setembro que parece ser proximo do fim da temporada boa. Dá uma pesquisada melhor sobre suas datas, ok? Se vc tiver apertado de tempo pode pular Samoa que eu fiquei 3 dias. Priorize Fiji que é maravilhoso (fiquei 10 dias). E Tonga poderia ser mais uns 4. Paraisos unicos no mundo!
Boa tarde querida , nossa , essas ilhas do Pacífico me fascinam , um dia irei aventurar , vou me planejar bem , que bom que vc está nos passando ótimas dicas , saúde pra vc e obrigado!!
Essas ilhas são realmente o paraíso da Terra! Saude e paz pra vc tb!