Dicas das Ilhas Maurício

Se você está procurando dicas sobre as Ilhas Maurício, achou o artigo certo. Conhecida como as Pérolas do Índico, as Ilhas Maurício ficam a 870 quilômetros de Madagascar e a 2000 km da costa sudeste da África. Com natureza intocada e cultura diversificada, o país é uma alternativa para quem quer conhecer paraísos como Maldivas, Seychelles ou Polinésia, com a vantagem que é bem mais acessível e pode ser até mais econômica. É verdade que Maurício tem muitos resorts de luxo, lindos e maravilhosos, mas a oferta de apartamentos para alugar é boa e bem mais em conta.

Dicas das Ilhas Maurício

O arquipélago é composto pelas Ilhas Maurício, Rodrigues, Cargados, Carajos e Agalega, sendo que apenas a primeira ilha é habitada. Formadas por erupções vulcânicas há cerca de 10 milhões de anos, sua geografia é impressionante! Conheci apenas a ilha principal que é recortada por montanhas com uma vegetação exuberante, crateras de vulcões, cercada por recifes de corais, lagos e até uma cachoeira debaixo d’água em pleno Oceano Índico. Bora descobrir as melhores dicas das Ilhas Maurício?!

Um pouco de história e cultura

As Ilhas Maurício são hoje um caldeirão de povos, línguas e culturas pois já estiveram sob domínio colonial dos holandeses, franceses e britânicos. Sua cultura é reflexo direto desse passado de múltiplas colonizações.

Dicas das Ilhas Maurício

Seu passado é milenar. Alguns historiadores relatam que os fenícios passaram pelas Ilhas Maurício há mais de 4 mil anos, ou seja, dois mil anos antes de cristo. Remonta da nossa civilização os portugueses que chegaram ali em 1505, mas, a ilha só começou a ser habitada mesmo em 1638 pelos holandeses que lhe deram o nome em homenagem ao príncipe Maurício de Nassau. Tempos depois, os franceses assumiram o controle e a renomearam como “Ile de France”. Daí vieram os britânicos, que derrotaram os franceses, e reverteram seu nome original de volta. A independência só veio em 1968, e em 1992 o país se tornou uma república da Commonwealth. É hoje uma das mais altas rendas per capita da África.

Dicas das Ilhas Maurício

As tradições religiosas nas Ilhas Maurício são diversas e convivem todas em harmonia. Embora o hinduísmo seja a fé mais difundida, com mais de 50% da população de adeptos, o cristianismo, o islamismo e o budismo também são praticados por uma parcela significativa da população. Os hindus celebram festivais como Ganesh Chaturthi e o Diwali, fazendo uma peregrinação ao templo hindu Grand Bassin, o local mais sagrado da ilha, lugar que tive a felicidade de visitar.

A culinária é uma mistura de cozinha indiana, crioula, francesa e chinesa, que abraça totalmente o mar. Peixes, lagostas, caranguejos, camarões, lulas, camarões e polvos são servidos em opções deliciosas para todos os gostos, seja na comida de rua ou em restaurantes finos. As bebidas mais consumidas são a cerveja e o rum. Aliás, você ficará espantado com o tanto de plantações de cana de açúcar que verá na ilha!

Dicas das Ilhas Maurício

Dicas das Ilhas Maurício

Como chegar e circular nas Ilhas Maurício

Não há voos diretos saindo do Brasil, então você terá que fazer ao menos 1 conexão. Eu conjuguei minha viagem com as Ilhas Seychelles e voei com a Qatar Airways via Doha. De Seychelles para Mauricio fui com a Air Seychelles.

Agora se você vai só para as Ilhas Maurício, considere pegar um voo via África do Sul (distante somente 4 horas de Johanesburgo) com a Latam ou South African Airways. E de lá pode fazer o segundo trecho voando pras ilhas com SAA ou Air Mauritius. Também é possível combinar com um destino na Europa com voos saindo de Amsterdã, Paris, Istambul, Frankfurt e Zurique. Ou seja, as possibilidades são inúmeras! O Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam (SSR), base da Air Mauritius, também conhecido como Aeroporto Plaisance, é bem moderno e fica perto de Port Louis, a capital.

Para circular recomendo alugar um carro, foi o que eu fiz. Apenas lembre-se que, como foi colonizada pelos britânicos, a mão de direção é à esquerda. As estradas são bem sinuosas e estreitas, mas com paisagens sempre magnificas. Se for alugar carro, não esqueça de usar esse link aqui do blog. Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do site que te traz sempre dicas novas e gratuitas dos mais variados destinos pelo Brasil e pelo mundo.

+ Confira aqui todas as dicas da Ilhas Seychelles

Quando ir e quanto tempo ficar

Eu fiquei 7 noites, 8 dias. O mínimo de tempo que eu indico são 5 dias, menos é besteira. Considerando o tempo que se perde em trajetos, sobrará pouco tempo útil para aproveitar. Se puder ficar mais tempo, 10 dias seria o ideal. Agora, se você for dividir sua viagem com outro destino como Seychelles, pode reduzir para 7-8 dias que vai curtir bem.

Dicas das Ilhas Maurício

O clima nas Ilhas Maurício é bom durante todo o ano. A temperatura varia entre 22ºC no inverno e 34ºC no verão. A melhor época é de Abril a Outubro. Evite o período de janeiro a março quando chove muito, com chances de ciclones e alagamentos. Minha viagem foi em Outubro e o clima estava ótimo. \o/

Roteiro e onde ficar nas Ilhas Maurício

Organizei meu roteiro de 7 dias nas Ilhas Maurício entre duas regiões: 4 noites em Le Morne e 3 noites em Belle Mare. Se você não dispõe desse tempo, indico escolher somente 1 região. Vou contar mais detalhadamente em outro artigo como foi a minha experiência em cada região para que você possa fazer sua escolha. Se precisar de mais dicas sobre as Ilhas Maurício, só deixar uma mensagem na caixa de comentários abaixo ou pelo meu Instagram @viagenseoutrashistorias.

Dicas das Ilhas Maurício

+ Veja aqui onde ficar e o que fazer em Le Morne Ilhas Maurícius

+ Clique aqui para conferir as atrações de Belle Mare

Nos próximos artigos vou contar sobre todos os passeios que fiz incluindo dicas do sobrevoo de hidroavião à iconica cachoeira debaixo d’agua aos pés do monte Le Morne.

Requerimentos de entrada

Brasileiros não precisam de visto para entrar nas Ilhas Maurício, apenas passaporte válido, e o certificado Internacional de vacinação de febre amarela e covid. Não me solicitaram seguro-viagem, mas é imprescindível contratar um, em caso de qualquer emergência, você está coberto. Passar perengue no exterior, ninguém merece. Use esse link aqui para obter sua cotação.

Dicas das Ilhas Maurício

É preciso também preencher um formulário online com informações sobre as reservas de hotéis e passagem aérea de regresso. Confira dicas atualizadas nesse artigo aqui.

Se você quiser minha ajuda pra montar seu roteiro personalizado para sua viagem, entre em contato comigo pela caixa de comentários abaixo desse artigo ou mandando mensagens pelo meu Instagram @viagenseoutrashistorias.

Espero que tenha curtido as dicas das Ilhas Maurício! Continue lendo os próximos artigos!

+ Veja aqui como foi o hiking e climbing até o top do Le Morne

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

3 comentários até agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *