Não vai faltar o que fazer em Turks e Caicos. Eu tenho aqui uma lista completa pra você, incluindo passeio de barco, jet ski e caiaque, mergulho scuba diving e snorkel, cavalgada no mar, além da lista de praias maravilhosas. Bora conferir o que fazer em Turks & Caicos?

O que fazer em Turks e Caicos

+ Clique aqui para ler o meu primeiro artigo sobre Turks e Caicos com dicas de hospedagem, restaurantes, quando ir, como chegar e muito mais.

Conhecer as praias espetaculares de Turks e Caicos

Há tantas praias incríveis em Turks e Caicos que é difícil escolher a mais linda. Portanto, entre um passeio e outro, reserve uma parte do dia para conhecer uma praia diferente a cada dia. Pode aguardar um cenário de areia branca e fina com aquele mar super azul-turquesa. A transparência da água é impressionante…

O que fazer em Turks e Caicos

Em Turks e Caicos as praias são públicas e de acesso gratuito, mas é bom saber que nem todas tem infraestrutura com bares e restaurantes. Comece pela mundialmente famosa Grace Bay Beach que é superpremiada como uma das mais lindas do mundo, ocupando o primeiro lugar em muitos anos. Do lado oposto à Grace Bay, está Long Bay que tem uma extensa faixa de areia, fina e branca, lugar ideal para cavalgar no mar e praticar esportes aquáticos.

O que fazer em Turks e Caicos

Amei as praias menores e com menor movimento como Sapodilla Bay e Taylor Bay. Além dessas conte com Leeward Beach, Malcolm’s Road Beach e Bight Beach. Em Middle Caicos não perca Mudjin Harbour, Bambarra Beach, Little Ambergris Cay.

Fazer um passeio de barco

Esse passeio é imperdível. Eu fiz o Half-Day Catamaran Sailing and Snorkel Adventure com a Ocean Vibes. Reservei online com antecedência pelo site. O passeio incluía paradas para snorkel, paradas em ilhas remotas, frutas, sanduíches e open bar com bebidas, inclusive alcoólicas. O mais famoso drink local é o Rum Punch, mas prove também a cerveja local.

O que fazer em Turks e Caicos

O passeio sai de Grace Bay. Se você está hospedado lá o barco te pega na frente do seu resort. É uma ótima oportunidade para navegar naquelas águas azuis-turquesa perfeitas, e fazer um mergulho com snorkel no Leeward Reef repletos e peixes e alguns tubarões. Se você tiver sorte ainda poderá encontrar um dos golfinhos que interagem com as pessoas em Turks and Caicos: o famoso JoJo e o bebê Dreamer!

Também conhecemos o santuário de iguanas em Half Moon Bay, com uma praia paradisíaca e uma lagoa.

O que fazer em Turks e Caicos

Terminamos o passeio no pôr do sol com a surpresa de um brinde com champagne para celebrarmos aquele dia maravilhoso!

O que fazer em Turks e Caicos

Mergulhar nos paredões

Turks and Caicos tem uma das barreiras de corais mais lindas do mundo que atrai muitos mergulhadores. Está ali o terceiro maior sistema de corais do mundo, com mais de 120 km de barreira de corais e com paredões que começam com 10m e chegam a quilômetros de profundidade.

As águas são cristalinas e tem muita vida marinha. A visibilidade chega a 40 metros e a temperatura da água é super agradável. Mergulhei com 26 graus. Super confortável! Imagina que o meu mergulho anterior à Turks and Caicos tinha sido em Galápagos, nas gélidas águas do Pacífico.

Os mergulhos são feitos em paredões que abruptamente aparecem na transição das águas rasas do planalto subaquático de Caicos com as águas profundas daqueles mares. Os melhores pontos de mergulho estão no Parque Nacional Marinho de West Caicos, em Northwest Point, no Parque Nacional Princess Alexandra e na remota French Cay.

O que fazer em Turks e Caicos

Se você ainda não é um mergulhador credenciado, pode procurar um curso. A principal operadora da Ilha é Dive Provo com quem mergulhei e que oferece mergulho embarcado até West Caicos. Se você for viajar em alta temporada, reserve seu mergulho com antecedência.

Conhecer o Sound National Park

Esse é um parque nacional lindíssimo. A cor da água do Chalk Sound National Park é inacreditável, incrivelmente turquesa parece que até saturaram a cor da lagoa. Ao fundo estão as pequenas ilhas chamadas Caicos.

O que fazer em Turks e Caicos
O que fazer em Turks e Caicos

Chalk Sound é uma área residencial e não tem mirantes, mas dá para avistar essa enorme lagoa pelo Restaurante Las Brisas, onde você pode inclusive tomar café da manhã (a partir das 9hs). Ali eles alugam caiaque e stand up paddle, mas fique atento ao vento. Me disseram que quando está ventando é arriscado não conseguir voltar. Por conta da proteção do parque e da baixa profundidade, é proibido barcos motorizados.

O que fazer em Turks e Caicos

Não deixe de pegar o carro e percorrer toda a estradinha que mostra majestosas casas em torno da lagoa. Duas belas praias também estão localizadas nas proximidades: Sapodilla Bay e Taylor Bay.

Remar um Kayak nas Wetlands

Esse foi outro passeio muito legal. Saímos da marina Blue Heaven e atravessamos o canal para entrar nos manguezais da Reserva Natural Princess Alexandra. Ali descobrimos o ecossistema costeiro dos manguezais, remamos entre pequenas ilhotas, vimos muitas tartarugas e um baby shark.

O que fazer em Turks e Caicos

O passeio de kayak é muito legal e permitiu alcançarmos áreas que não são acessíveis ao barco a motor. Assim conseguimos ver a vida selvagem mais de perto num passeio de 4 horas, cercados pela natureza e imersos na beleza dos manguezais.

Esse passeio fiz com a empresa Big Blue Collective que leva pequenos grupos de 6 a 8 pessoas, inclui guia, visitação ao santuário de Iguanas Litter Water Cay e um lanche muito gostoso.

Cavalgar em Long Bay

Outro passeio bem inusitado foi cavalgar dentro das águas de Long Bay. Isso mesmo! Imagina entrar no mar junto com os cavalos que adoram se refrescar. É uma delícia e uma experiência bem diferente. Imagina que ao cavalgar no oceano, você pode se molhar até as coxas.

O que fazer em Turks e Caicos

Providenciales tem três estábulos mas o principal é a Provo Ponies, com quem eu fiz o meu passeio. Seu estábulo fica perto de Long Bay Beach, onde estão os pôneis e cavalos bem cuidados e bem treinados. É preciso reservar com antecedência já que o passeio acontece somente duas vezes ao dia e são poucos cavalos.

O que fazer em Turks e Caicos

Antes do passeio recebemos um rápido briefing sobre o percurso, equipamentos e segurança. Os cavalos foram escolhidos de acordo com nosso peso e sua experiência no manejo.

O que fazer em Turks e Caicos

Capacetes estão disponíveis e são obrigatórios para menores de 18 anos. Estão disponíveis também bolsinhas resistentes à água para telefones/câmeras. Minha guia ajudou com as fotos do celular durante o passeio, mas eu levei minha Gopro com um “pau de selfie” rs. Ajudou também!

O que fazer em Turks e Caicos

É obrigatório usar sapato fechado (chinelos não são permitidos). Eu usei um acqua shoes, levei boné e óculos. Passeios duplos não são permitidos, nem crianças menores de 7 anos. Adolescentes de 15 anos ou mais podem ir sem um responsável, desde que os formulários de autorização e responsabilidade sejam preenchidos antes do dia do passeio.

+ Clique aqui para ler o meu primeiro artigo sobre Turks e Caicos com dicas de hospedagem, restaurantes, quando ir, como chegar e muito mais.

Acelerar um Jet ski

Inclua na sua lista de o que fazer em Turks e Caicos um passeio de jet ski até o La Famille Express, um navio que está encalhado nas águas rasas dos bancos de areia de Long Bay Beach, no lado sudeste da ilha.

O que fazer em Turks e Caicos

O La Familie encalhou ali durante o furacão Irma em 2004. Sob os ventos fortes, a embarcação arrastou sua âncora da área de South Dock de Providenciales e ficou encalhado desde lá a 3,2 km da praia de Long Bay.

O que fazer em Turks e Caicos

Como o La Famille Express fica a três quilômetros da costa, é muito longe para nadar. A maioria das pessoas vão até lá de barco ou jet ski.

Muitas pessoas sobem no navio e saltam de lá mas fui advertida sobre o perigo de subir e embarcar no La Famille Express. Imagina que esse naufrágio está em decomposição, há quase 20 anos se deteriorando em um ambiente marinho tropical. Colocaram uma escada de corda pendurada na lateral para facilitar a subida, mas fui desaconselhada e não embarquei no navio. Mas me diverti muito chegar até lá de Jet ski com a Hydro Charters.

O que fazer em Turks e Caicos

Explorar North e Middle Caicos

A trinta minutos de balsa de Providenciales estão as tranquilas Ilhas North e Middle Caicos. Duas ilhas com quase nenhuma infraestrutura, mas com paisagens lindíssimas, praias desertas, plantações e as Conch Bar Caves, um dos maiores sistemas de cavernas secas do Caribe.

O que fazer em Turks e Caicos

North Caicos é considerada a “ilha jardim” de Turks e Caicos, já Middle Caicos é a maior ilha, cerca de três vezes o tamanho de Provo. Um dos lugares mais lindos em Middle Caicos é Mudjin Harbor, imperdível, um lugar com uma paisagem estonteante de falésias, praias e águas azul-turquesa.

O que fazer em Turks e Caicos

Não deixe de conhecer a Praia de Bambara, uma das praias mais lindas, de tirar o fôlego do mundo. Vou detalhar esse day trip num artigo específico pois tenho muitas infos e fotos para contar desse “must do” na lista de O que fazer em Turks e Caicos. Aguardem!

Fazer Snorkel no Bight Reef

O Bight Reef fica bem no canto esquerdo de Grace Bay, bem perto da beira da praia, com fácil acesso. Se estiver em outra praia, indico estacionar próximo dos hotéis Coral Gardens ou Windsong Resort e procurar pelo acesso à praia.

Logo que entrei no mar, uma arraia passou na minha frente. Há muitos peixes, tartarugas, arraias, esponjas-do-mar, ouriços e anêmonas. Também há chance de barracudas. Existe uma área de corais, demarcada por bóias, que está passando por um processo de recuperação. Dentro da área não é permitido entrar, somente ao seu redor. Se você entrar por engano vai levar um apito do fiscal que fica na areia. Um mico rs!

O que fazer em Turks e Caicos

Outro recife bastante procurado é o Smith’s Reef que fica em Turtle Cove, a oeste de Grace Bay.

Passear pelo centrinho de Grace Bay

Não deixe de passear pelo centrinho de Grace Bay com diversas lojinhas, bares, cafés e restaurantes.

O que fazer em Turks e Caicos

Espero que tenham curtido minha lista de atividades para o que fazer em Turks e Caicos. Não deixe de ler o artigo introdutório para mais dicas!

Se tiver qualquer duvida, só deixar um comentário que terei prazer em ajudar!

Boa Viagem e voltem sempre! 😉

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *