Recentemente fui conhecer o fim do mundo, onde está localizado o Parque Nacional Tierras del Fuego na Patagônia Argentina. Confesso que me surpreendi com a beleza da região e fiquei muito feliz por conhecer mais esse pedaço da Patagônia. Conto nesse artigo o que fiz e como organizei meu roteiro de 5 dias em Ushuaia.

Roteiro em Ushuaia

Como chegar em Ushuaia

No momento da minha viagem não havia voos diretos do Brasil, mas já soube que tem previsão de abrir uma rota partindo de SP direto para Ushuaia com a Aerolineas Argentinas. Com isso, tive que fazer uma conexão em Buenos Aires na ida e na volta. Não posso reclamar pois amo a capital da Argentina. Na volta opter ou uma conexão longa, com pernoite inclusive, e pude aproveitar e rever a cidade. Voei com a Aerolineas, sendo que uma das pernas consegui tirar de milhas pelo programa Smiles da Gol.

Brasileiros em Ushuaia

No centrinho de Ushuaia existem diversas agencias para contratar os passeios. Não há necessidade de contratar com antecedência. Escolhi a “Brasileiros em Ushuaia” que fica bem no miolo da rua San Martin, onde estão as principais lojas e restaurantes. O atendimento é ótimo, em português, e os guias são supersimpáticos. A consultora nos ajudou a organizar da melhor forma o roteiro de 5 dias em Ushuaia e assim aproveitássemos ao máximo nossos dias por lá. Saímos da agência com uma programação prévia impressa, mas todos os dias eles nos confirmavam por whatsapp o horário exato que passariam no dia seguinte para nos buscar no hotel, sempre super pontuais e atenciosos. Para ver os preços atualizados da agência “Brasileiros em Ushuaia” clique aqui nesse link.

Roteiro em Ushuaia

Roteiro de 5 dias em Ushuaia

Nesse artigo vou apenas resumir o roteiro de 5 dias em Ushuaia. Nos próximos posts escreverei mais detalhadamente sobre cada passeio, ok?

1º dia – Navegação pelo Canal de Beagle com Pinguineira

Chegamos pela manhã e pela tarde optamos por fazer a navegação pelo Canal de Beagle que divide a Argentina e o Chile.

Roteiro em Ushuaia

Foi um lindo passeio onde pudemos ver e admirar diversas aves marinhas fueguinas como os albatrozes, gaivotas e cauquenes. Ainda vimos muitos lobos marinhos, pinguins, golfinhos e baleias!! Sem contar a paisagem da Cordilheira dos Andes que, junto ao mar, fica ainda mais deslumbrante.

Roteiro em Ushuaia

+ Para saber mais detalhes e ver mais fotos do passeio pelo Canal de Beagle clique aqui.

2º. dia – Trekking à Laguna Esmeralda

Um trekking de aproximadamente 5km por um bosque de Lengas que fica ainda mais bonito no outono. Caminhamos rumo à belíssima Laguna Esmeralda que é alimentada pelo imponente glaciar Ojo del Albino, seguindo à margem de riachos. Adoramos a guia Macarena que foi nos contando histórias e características da flora e fauna da região.

Roteiro em Ushuaia
Roteiro em Ushuaia

+ Para saber mais detalhes e ver mais fotos do Trekking da Laguna Esmeralda clique aqui.

3º. dia – Trekking à Glaciar Vinciguerra

Esse dia foi o mais intenso! Fizemos um trekking de 10km com bastante subida em direção à base do Glacial Vinciguerra onde está a Laguna de Los Tempanos. Uma caminhada para os fortes! Chegando lá, após o guia observar as condições de segurança, conseguimos entrar em cuevas de gelo na base do glacial. Foi magnifico! Mais dicas e detalhes desse dia incrível nesse artigo aqui.

Roteiro em Ushuaia
Roteiro em Ushuaia

4º. dia – Mega Tour e Parque Tierra del Fuego

Esse passeio de dia inteiro nos levou para conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego, o mais austral do planeta e o único na Argentina que apresenta uma combinação de montanha, lago e mar.

Roteiro em Ushuaia

Começamos com o passeio no Trem del Fin del Mundo por aproximadamente 1 hora. Depois, já no parque paramos na praia onde está uma pequena cabana que serve como uma agência de correio no Fim do Mundo. Lá, é possível carimbar os passaportes e até enviar um postal para amigos.

Roteiro em Ushuaia
Roteiro em Ushuaia

Seguimos, então, para o lago Roca, já na fronteira com o Chile. Paramos no centro de visitantes Alakush, onde se encontra o museu dos antigos indígenas da ilha, com vista para o Cerro Condor e do rio Lapataia.

Roteiro em Ushuaia

Um pouco mais chegamos ao final da Ruta 3, a estrada que alcança o ponto mais ao sul do planeta. O verdadeiro “Fim do Fim do Mundo”! Dali em diante só mar e Antártica.

Roteiro em Ushuaia

Depois do almoço, fomos conhecer a Playa Larga e o Glaciar Martial.

Roteiro em Ushuaia

5º. dia – Aventura Off road 4×4.

Fechamos o roteiro de 5 dias em Ushuaia com chave de ouro nesse passeio que foi um dos que mais gostamos. Com paisagens de tirar o fôlego, como o famoso Paso Garibaldi, o ponto mais alto da Ruta 3, de onde avistamos os Lagos Escondido e Fagnano.

Roteiro em Ushuaia

Começamos uma trilha Off Road, com emoção garantida, passando por bosques e castoreiras. De frente ao Lago Fagnano paramos numa cabana refúgio no meio do bosque onde fizemos fogueira, churrasco, cantamos e bebemos muito vinho.

Roteiro em Ushuaia

Fiquem ligados que em breve publicarei os próximos artigos contando cada detalhe do nosso roteiro de 5 dias em Ushuaia.

Obrigada pela visita e voltem sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *